• Tromilux

3 dicas para melhorar o seu sono afetado pela Iluminação

No artigo da semana falamos sobre a influência que a iluminação tem sobre o nosso sono e que efeitos a inibição de sono poderá ter sobre os nossos corpos. Esta semana apresentamos maneiras de melhorar a relação entre a sua iluminação e o seu sono, através de 3 passos simples.



Com consciência, atenção aos detalhes e planeamento, é possível criar um ambiente que o proteja contra a luz indesejada durante a noite e promova a qualidade do seu sono até ao momento em que está pronto para acordar. Venha descobrir como!


1. Escureça o seu ambiente


O primeiro passo para preparar o seu quarto para promover o sono é torná-lo o mais escuro possível. Deverá optar por cortinas blackout ou estores que bloqueiam a luz externa, de forma a criar um ambiente mais escuro.



Durante a preparação para dormir, mantenha as luzes com níveis mais baixos. Neste caso iluminação com regulação é sua aliada, uma vez que pode ajudar na transição para a hora de dormir e escuridão total. Por outro lado, uma iluminância baixa e uma temperatura de cor quente ajudam no relaxamento, portanto tenha estes fatores em mente quando comprar a iluminação para o seu quarto e ambientes onde passa mais tempo à noite.


Se precisar de uma fonte de luz durante a noite, para ir mais confortavelmente ao quarto de banho ou para colocar no quarto de uma criança, use uma luz noturna com uma lâmpada vermelha. O vermelho é uma luz com um comprimento de onda longo, o que demonstrou ser menos prejudicial ao sono do que outros comprimentos de onda de luz. Coloque a luz noturna num corredor, de forma a ter uma luz de baixa intensidade, que o ajudará a evitar ter de inundar o ambiente a meio da noite com um brilho intenso que perturba o sono.




2. Diga não à tecnologia


Outra etapa é reduzir ou eliminar a tecnologia no seu quarto. Os aparelhos eletrónicos podem manter a sua mente demasiado estimulada, atrasando a hora de dormir. Ao mesmo tempo, a luz azul que emitem pode interromper o seu ciclo circadiano, a produção de melatonina e o sono geral, como falamos no artigo anterior. Se não conseguir tirar os aparelhos eletrónicos do seu quarto por completo, diminua o brilho o máximo possível. Muitos telefones e tablets têm um modo noturno para reduzir a luz azul, embora a estimulação do tempo de ecrã possa continuar a afetar o sono. Portanto, tente não utilizar os seus aparelhos eletrónicos no mínimo uma hora antes da sua hora de dormir e mantenha-os silenciosos durante a noite.




3. Pondere a utilização de uma máscara de olhos noturna


Se mesmo assim continuar a ter dificuldade, poderá optar por uma máscara de olhos noturna, para o ajudar a aprofundar a escuridão e o proteger contra a luz indesejada. Escolha uma máscara que seja macia, confortável e flexível, que o ajude a relaxar.


Pode demorar um pouco para habituar-se a este novo hábito, mas é uma ferramenta altamente eficaz para limitar sua exposição à luz à noite e assim promover um sono mais profundo e descansado.




O que achou destas dicas? Vai testar alguma?

Diga-nos tudo nos comentários!


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
iluminação portuguesa fabricante nacional tromilux logo