• Tromilux

5 dicas para tornar a sua Iluminação mais Sustentável

Embora organizações como a International Association of Lighting Designer's Energy & Sustainability Committee (IALD) e o Grupo de Trabalho de Assuntos Regulatórios da União Europeia continuem a procurar maneiras de reduzir os custos ambientais e financeiros da Iluminação, os seus esforços por si só dificilmente serão suficientes para implementar mudanças a nível global. A verdadeira diferença parte de cada um de nós e das decisões que tomamos no nosso dia-a-dia para proteger o nosso planeta. Neste artigo vamos apresentar algumas dicas para que possa tornar a Iluminação de sua casa mais sustentável.



1) Opte sempre por opções LED


A simples troca de lâmpadas incandescentes para a tecnologia LED vai automaticamente ajudá-lo a poupar no consumo de energia e, por consequência, a reduzir as suas contas da eletricidade de forma significativa. Se ainda não o fez, começe já a mudar a sua iluminação para lâmpadas LED mais sustentáveis. O investimento inicial será rapidamente compensado.


2) Potencie a luz natural ao máximo


Assegure-se que está a tirar partido ao máximo da luz natural que inunda a sua casa diariamente. Disponha mobiliário de acordo com as zonas com maior incidência de raios de sol, de forma a evitar recorrer à luz artificial, dentro dos possíveis. Por exemplo, se colocar a secretária do seu escritório próxima de uma janela, certamente não vai sentir tanta necessidade de ligar o candeeiro. Estará a poupar energia e a sua carteira agradece!


3) Ilumine as suas paredes


Considere as paredes como a sua tela em branco, prontas para levarem pinceladas de luz. A iluminação eficaz dessas superfícies ajuda a criar uma iluminação uniforme. Como as paredes têm a capacidade de refletir a luz, estas ajudam a difundir e espalhar a iluminação geral e de ambiente. A seleção de tons claros, que refletem naturalmente mais luz, também é uma hipótese a considerar para a criação de um espaço que optimize a iluminação existente.


4) Use e abuse da iluminação de tarefa


A iluminação de tarefa pode ser tão útil quanto a iluminação ambiente principal no seu esforço para poupar o consumo de energia, pois permite que use apenas uma fração da energia que iria gastar, conseguindo na mesma uma iluminação adequada para o seu espaço. Um dos melhores exemplos são as luzes de leitura ao lado da cama. São extremamente úteis e convenientes durante a noite e têm um consumo baixo.


5) Opte por iluminação regulável


Com benefícios tanto na conveniência do quotidiano como na conta da eletricidade, a iluminação regulável é uma boa aposta. Além da poupança de energia que ocorre com o escurecimento gradual da iluminação, ao consumir uma menor potência, os dimmers também ajudam a prolongar a vida útil das lâmpadas. Portanto são também um fator essencial para aumentar a sustentabilidade da sua iluminação.



Gostou das nossas dicas? Já tomou alguma destas medidas?

Diga-nos tudo nos comentários!

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo