• Tromilux

5 erros comuns na Iluminação que deve evitar


A iluminação das nossas casas é um ponto fundamental e desempenha um papel extremamente importante nas nossas vidas quotidianas. No entanto, como em todas as áreas, é comum cometer-se alguns erros que podem prejudicar o design e a funcionalidade do espaço. No artigo de hoje vamos abordar 5 erros comuns que deve evitar.


1. Usar apenas um tipo de iluminação

Existem 3 categorias de iluminação, a iluminação de ambiente, a iluminação de tarefa e a iluminação de destaque. No entanto, muito frequentemente as pessoas optam por usar apenas um desses três tipos de iluminação. Isso faz com que a divisão tenha uma sensação básica e pode ainda causar outros transtornos. Por exemplo, se usar apenas iluminação de ambiente na sua sala, ela pode ficar semelhante a um espaço comercial ou até mesmo uma área industrial.


É importante conjugar a iluminação de ambiente com as restantes, de forma a criar espaços completos, multi-dimensionais e com um ambiente agradável para todos.


2. Escolher a temperatura de cor inadequada para a funcionalidade do ambiente


Uma das perguntas mais importantes que deve fazer enquanto está a planear a iluminação da sua casa é referente à temperatura de cor a utilizar em cada espaço.


Uma temperatura de cor mais quente produz uma luz de tom mais amarelada ou até alaranjada, ideal para ambientes aconchegantes, que convidam ao relaxamento, como a sua sala e quartos. Já uma temperatura de cor mais fria tem uma luz de tom mais azulado, perfeita para lugares que precisam de muita iluminação, como a cozinha, o quarto de banho ou até o escritório.


Saiba mais sobre como escolher a iluminação ideal para cada divisão de sua casa aqui.



3. Selecionar uma luminária com um tamanho inadequado para o espaço


Quando não se dedica tempo suficiente ao planeamento da sua iluminação este erro é bastante comum. A dimensão da luminária desempenha um papel essencial não só na iluminação que vai efetivamente acrescentar ao espaço, mas também no efeito visual geral da divisão.


Por exemplo, se e optar por uma luminária suspensa muito pequena para iluminar uma ilha de cozinha, não só não terá iluminação suficiente para a área como poderá vai ter uma aparência desproporcional em relação ao local que pretende iluminar. Por outro lado, se optar por uma luminária gigante e colocar a mesma ao lado de uma zona de leitura, uma cadeira ou um sofá, esta vai dar uma luz excessiva e desrespeitar as proporções da sala.


Verifique sempre as dimensões reais da peça e como esta se integrará no seu espaço real antes de adquirir qualquer equipamento.


4. Misturar estilos de iluminação demasiado diferentes na mesma divisão



Os ambientes decorativos devem ser planeados com uma identidade e linguagem visual própria e comum, pelo que as luminárias colocadas numa divisão devem seguir a mesma linha e respeitar o ambiente em questão. Misturar estilos demasiado diferentes pode provocar um sentimento de confusão e falta de planeamento.


É importante manter o equilíbrio entre os estilos das luminárias selecionadas para as divisões de sua casa.


5. Não considerar o consumo de energia


Ao instalar uma infinidade de luminárias na sua casa, precisa de refletir sobre o consumo de energia. Um consumo de energia elevado pode aumentar significativamente os seus custos e afetar negativamente o meio ambiente. É por isso que o consumo de energia deve ser considerado para cada luminária escolhida para sua casa.


Para reduzir o consumo de energia, opte pela tecnologia em LED, que reduzem os custos de consumo de energia e geram menos calor, o que resulta numa redução nas contas de climatização.


Existem muitas maneiras de reduzir o consumo de energia. Pode instalar dimmers para permitir a regulação dos dos níveis de luz ou removendo lâmpadas desnecessárias e maximizando a luz natural do dia disponível.



Quer ter a certeza que não comete nenhum destes erros quando escolher a iluminação para sua casa? Então um estudo luminotécnico é o seu parceiro ideal!


Sabia que a Tromilux tem uma equipa especializada que o pode ajudar a definir a melhor iluminação para cada divisão de sua casa, tendo em conta a sua função e características?


Contacte-nos!

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo