• Tromilux

5 soluções para combater a Poluição Luminosa

Atualizado: 26 de Nov de 2020

Nos artigos das duas semanas anteriores abordamos o fenómeno da Poluição Luminosa e as suas extensas consequências para a vida humana, vida selvagem e para o nosso planeta. Resta-nos apresentar, no artigo desta semana, algumas soluções e medidas que todos podemos tomar para ajudar a combater a Poluição Luminosa restituir.




1) Utilize luzes em LED


A utilização de LEDs pode ajudar a reduzir o consumo de energia e a proteger o meio ambiente. Por outro lado, mudar para iluminação LED permite obter-se uma luminância mais reduzida sem nunca comprometer a visibilidade (saiba mais sobre a luminância aqui). Adicionalmente, recomenda-se que apenas fontes de luz quente sejam utilizadas para a iluminação exterior. Por isso o ideal é selecionar iluminação igual ou inferior a 3000ºK para minimizar a emissão de azul.


Curioso sobre as vantagens da iluminação em LED? Reveja o nosso artigo aqui.



2) Reduza a quantidade de iluminação exterior utilizada


Desligar as luzes desnecessárias pode ajudar significativamente na redução da poluição luminosa e é o método mais barato, fácil e eficaz de lidar com este problema. Podemos desligar as luzes na hora de dormir ou sempre que não houver nenhuma atividade a acontecer fora de casa. Se a preocupação for a segurança, as luzes poderão ser acionadas juntamente com um alarme de segurança.

Esta medida é especialmente pertinente na época em que nos encontramos. Faz parte do espírito natalício, a que estamos todos habituados, ver o exterior das nossas casas decorado de forma extravagante com várias iluminações temáticas. Nesta quadra natalícia, aproveite para reduzir a quantidade e a potência das suas iluminações, contribuindo assim para a redução da Poluição Luminosa da sua rua.



3) Desligue as suas luzes exteriores


Para além da redução da quantidade de iluminação exterior, outra das opções mais simples e acessíveis a todos é simplesmente desligar as luzes. O que não só ajuda a reduzir a poluição luminosa, mas também reduz os custos energéticos e as emissões de carbono.



4) Utilize sistemas de iluminação inteligentes e automáticos


Cronómetros e sistemas automatizados podem ser utilizados para desligar as luzes das ruas e rodovias quando estas já não forem necessárias e assim estimular a iluminação natural. Adicionalmente, estes sistemas podem também ser pré-configurados para se desligarem automaticamente sempre que o ambiente estiver naturalmente claro. No entanto, a utilização de sistemas automáticos para desligar as luzes exteriores em determinados horários não são exclusivos à iluminação pública, pode também aplica-los à iluminação de sua casa, por exemplo através da instalação de sensores de movimento ou de luz solar.


Curioso sobre a aplicação de iluminação inteligente em sua casa? Fique atento ao blog e subscreva a nossa newsletter. Não vai querer perder nada!



5) Selecionar lâmpadas com cobertura e com luz direta para a via pública


A iluminação de ruas e rodovias, ou seja a iluminação pública, deve ser sempre projetada de forma a que o mínimo de luz seja refletida para o céu. A solução para isso é utilizar lâmpadas com coberturas que iluminem diretamente para o chão, ou seja, que estejam voltadas para baixo. Desta forma seria possível reduzir o desperdício de iluminação, focando-a apenas na via, e por consequência diminuir também a quantidade de luz refletida para o céu sem qualquer necessidade.


Caso de Estudo


O município da cidade de Kelowna, localizada na província canadense de Colúmbia Britânica, conseguiu diminuir a sua poluição luminosa através da alteração de mais de 10,000 lâmpadas de rua para lâmpadas LED eficientes. Esta alteração não só diminuiu significativamente a foto-poluição, como também significa uma poupança de aproximadamente 1 milhão de dólares por ano em custos de eletricidade. Este valor é equivalente à utilização energética de mais de 400 casas, em média.


A foto do antes (esquerda) e depois (direita), demonstra com clareza os efeitos que a alteração para tecnologia LED desempenhou sobre a poluição luminosa da cidade.




Para além destas medidas, outra que também pode tomar e que não têm qualquer custo é adquirir o máximo de informação possível sobre este fenómeno e partilhar com os seus familiares e amigos.


Gostou deste artigo? Partilhe-o para que ele chegue a mais pessoas. Vamos todos fazer a nossa parte para minimizar este fenómeno.



0 comentário
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
iluminação portuguesa fabricante nacional tromilux logo