• Tromilux

7 vantagens da tecnologia LED na Iluminação

A tecnologia LED alterou o mercado da iluminação de maneira profunda por várias razões, mas principalmente pela vida útil prolongada, pelo consumo de energia reduzido e a maior flexibilidade. No artigo de hoje vamos indicar em maior detalhe 7 vantagens da utilização de LEDs em comparação com as opções tradicionais.




1) Eficiência Energética


Os LED consomem aproximadamente metade da eletricidade do que as opções tradicionais como lâmpadas incandescente, fluorescentes ou halógenas. Isto resulta numa poupança substancial nos custos de energia, especialmente em espaços com luzes acesas por longos períodos.


Para além de consumirem quantidades baixas de energia, os LEDs apresentam uma eficácia luminosa superior. A eficácia luminosa refere-se à quantidade de luz emitida por cada unidade de energia (watts) consumida pela lâmpada. A maioria dos projetos de atualização da iluminação para opções em LED resultam numa melhoria de 60 a 75% na eficiência energética. Dependendo das características específicas do projeto, a poupança nos custos energéticos pode ser superior a 80%.




2) Duração de Vida


Provavelmente um dos fatores mais significativos na escolha de LEDs em detrimento das alternativas mais tradicionais é a duração de vida superior que estes apresentam.


Os LEDs têm uma esperança de vida entre 30.000 a 50.000 horas. Em comparação, uma lâmpada incandescente típica dura apenas cerca de 1.000 horas, enquanto que uma lâmpada fluorescente compacta comparável tem uma duração de vida de 8.000 a 10.000 horas.


Esta duração de vida superior traduz-se numa substituição menos frequente das lâmpadas, o que permite reduzir os custos de manutenção em termos de mão-de-obra (na troca das lâmpadas) e custos mais baixos em peças de reposição (que são compradas com menor frequência).




3) Regulação


Para além de serem ligeiramente mais caros, os LEDs são inerentemente compatíveis com controlos de regulação, que permitem operar em praticamente qualquer percentagem da sua potência nominal (0 a 100%).


Para além de providenciar a capacidade do cliente decidir o output ideal para o espaço que pretende iluminar, a operação dos LEDs com uma potência inferior permite aumentar a eficiência à medida que a energia é reduzida, aumentando também a vida útil da própria lâmpada.


Adicionalmente, nos últimos anos têm surgido inúmeras aplicações para dispositivos móveis, como telemóveis ou tablets, que permitem a regulação da iluminação com um maior acesso e facilidade.




4) Flexibilidade


O seu tamanho inferior permite que os LEDs sejam utilizados em inúmeras aplicações. De facto, a flexibilidade trazida pela tecnologia LED providenciou uma evolução extremamente significativa na área da iluminação no que diz respeito à inovação.


Os LEDs dão uma extrema liberdade ao consumidor, pois podem ser usados individualmente ou combinados em inúmeras opções que não seriam possíveis com outras meios de iluminação tradicionais.




5) Benefícios ambientais


Os LEDs não apresentam os mesmos riscos ambientais comuns às soluções de iluminação tradicionais, como lâmpadas fluorescentes ou de mercúrio. Ambas as soluções tradicionais contêm mercúrio no interior da lâmpada e, portanto, requerem um manuseamento especial e seguro no final da vida útil do produto. Isto não é necessário no caso dos LEDs.




6) Baixa voltagem


Em vários casos, os LEDs funcionam com tensões muito baixas. Este fator faz com que os LEDs sejam adequados para aplicações de iluminação externa, onde outro género de iluminação podem não cumprir os requisitos.




7) Segurança


Um fator igualmente importante, mas por vezes subestimado no que diz respeito aos benefícios dos LEDs é a segurança.


O principal perigo relacionado com a iluminação é a emissão de calor. No entanto, os LEDs praticamente não emitem calor, ao contrário das lâmpadas tradicionais, como as incandescentes que convertem mais de 90% da energia em calor.


Adicionalmente, como indicado anteriormente, devido ao facto dos LEDs consumirem menos energia, podem operar em sistemas elétricos de baixa tensão, que geralmente mais seguros no caso de surgir algum problema.



Agora queremos saber a sua opinião! Já alterou a sua iluminação para LED ou ainda prefere as alternativas tradicionais?


Diga-nos tudo nos comentários!


  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
iluminação portuguesa fabricante nacional tromilux logo