• Tromilux

A evolução das luzes de Natal: Parte II

Como mostramos no artigo da semana passada, as iluminações vibrantes e modernas que aquecem a nossa quadra natalícia atualmente, percorreram um longo percurso. Neste artigo vamos trazer esta história até aos dias de hoje, onde as luzes LED reinam e alegram os amantes do Natal com toda a sua exuberância.



Em 1966, a General Electric decidiu começar a fabricar no estrangeiro, o que resultou numa redução de preço das luzes de natal. As novas luzes Merry Midget mini, que ainda nos dias de hoje estão disponíveis para compra, eram mais pequenas, mais baratas e podiam ser aplicadas no exterior. Deste modo, as pessoas começaram a decorar o interior e o exterior das suas casas. Para além das casas já terem sido iluminadas anteriormente, esta prática não era muito comum até ao lançamento destas luzes.




Com a invenção das luzes mini, que ofereciam iluminação low-cost e com baixa potência, durante os anos 70 e 80 as famílias intensificaram as decorações de suas casas com quantidades enormes de luzes, de forma a "ganhar" aos seus vizinhos na competição da casa mais iluminada e mais original.


Esta tradição dura até aos dias de hoje, onde praticamente todas as casas exibem algum tipo de iluminação natalícia durante esta quadra.



No entanto, o grande avanço na iluminação natalícia, à imagem da iluminação tradicional, deveu-se à invenção da tecnologia LED. Estas iluminações duram mais tempo e são mais eficientes do que as luzes natalícias anteriores. De facto, em média. as luzes de natal em LED gastam cerca de menos 95% da energia e duram até 100.000 horas.


Outra vantagem é que, ao contrário das luzes de natal tradicionais, se um LED se partir ou avariar, a grinalda em LED não avaria na totalidade e pode até ser substituído.


Para além disso, são mais resistentes ao impacto e às vibrações e existem vários modelos com um índice de proteção (IP) elevado, adequados para utilização exterior. São também mais amigas do ambientes, pois frequentemente podem ser recicladas.


As primeiras luzes de Natal em LED foram vendidas em lojas em 2007 e estão atualmente presentem em praticamente todas as casas, iluminando o nosso Natal.




A história das luzes de Natal é longa e ninguém sabe exatamente em que sentido vai seguir.


Mas uma coisa é certa, o futuro é brilhante!



0 comentário
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
iluminação portuguesa fabricante nacional tromilux logo