• Tromilux

Conhece os 3 principais tipos de Iluminação?

Atualizado: 10 de ago. de 2021

Existem várias opções que deve considerar ao selecionar o tipo de iluminação que vai usar em sua casa. No entanto, existem 3 categorias fundamentais que não pode ignorar. Descubra no artigo de hoje os principais tipos de Iluminação que deve conhecer.



Uma divisão pode ter vários propósitos. Pode ser um lugar para relaxar, trabalhar, estudar, fazer trabalhos manuais, cozinhar, partilhar uma refeição com família ou amigos e muito mais... É por este motivo que é tão importante que a iluminação esteja completamente adaptada ao ambiente onde será aplicado e as tarefas ou atividades que serão desempenhadas no mesmo. Cada tipo de iluminação desempenha uma função e é fundamental para o resultado final do seu projeto de iluminação.


Iluminação de Ambiente


A iluminação geral ou de ambiente destina-se a iluminar uma sala na sua totalidade, sendo a principal fonte de iluminação. Esta fornece um nível de iluminação uniforme em todo o espaço, independentemente de outras fontes de iluminação.


O seu principal objetivo substituir a iluminação natural e criar uma iluminação ampla, que ilumine o máximo de espaço possível, garantindo um caminho seguro e fácil na divisão.


Os produtos utilizados para a iluminação geral podem variar entre focos embutidos e candeeiros suspensos.



Iluminação de Tarefa


A iluminação de tarefa - tal como o nome indica - fornece iluminação para nos ajudar a realizar tarefas específicas, como ler, cozinhar ou estudar. A iluminação da tarefa é mais localizada do que os restantes tipos de iluminação e tem como função iluminar uma determinada área de trabalho, fornecendo uma luz contrastante o suficiente para aumentar a nossa produtividade.


A iluminação da tarefa deve estar livre de reflexos e sombras e deve ser clara o suficiente para evitar a fadiga ocular e deve ser selecionada mediante a tarefa em questão.


Alguns exemplos de iluminação de tarefa são os candeeiros de mesa, candeeiros de secretária e iluminação sobre o balcão da cozinha.



Iluminação de Destaque


A iluminação de destaque é utilizada principalmente para realçar um ponto de interesse específico. Este tipo de iluminação é mais focada no design e na decoração do que os outros dois tipos de iluminação.


A principal função da iluminação de realce, ao contrário da iluminação geral, é criar um ponto focal para a sala, atraindo o seu olhar e adicionando uma maior dimensão ao ambiente. Este tipo de iluminação é usada com frequência para destacar uma característica arquitectónica ou uma escultura, para realçar a beleza de fotografias ou quadros, ou realçar a textura ou a cor das paredes.


Regra geral, uma iluminação de destaque eficaz requer a instalação de três vezes mais luz no ponto focal do que a iluminação ambiente e é geralmente fornecida através de calhas, iluminação sob armários ou prateleiras, sancas de luz ou apliques de parede.

0 comentário