• Tromilux

CRI: O que é e qual a sua importância na Iluminação?

De forma simples, o CRI (Color Rendering Index) é a medição da luz em relação à forma como esta influencia a aparência da cor dos objetos. Compreender o CRI da iluminação que vai escolher para sua casa, irá desempenhar um papel importante na aparência da mesma.



Já lhe aconteceu não conseguir distinguir as suas meias pretas das azuis escuras? Se sim, então é provável que a fonte de iluminação atual do seu quarto ou closet tenha um CRI muito baixo.


O tipo de lâmpada que selecionar para a sua casa poderá ter um efeito profundo na aparência de uma divisão. Isso deve-se ao índice de renderização de cores, ou o CRI. Nem todas as lâmpadas são iguais, e algumas renderizam as cores melhor do que outras. O índice CRI mede a capacidade de uma fonte de luz de revelar as cores dos objetos em comparação com uma fonte de luz natural, como a luz solar.


O índice é medido de 0-100, com um 100 perfeito indicando que as cores sob a fonte de luz aparentam ser as mesmas que sob a luz solar natural.




Esta classificação também é uma medida na indústria de iluminação para ajudar a distinguir a naturalidade, a matiz, a vivacidade e a harmonia de cores.


Em regra geral considera-se:

  • Fontes de luz com um CRI superior a 80 são consideradas perfeitamente aceitáveis para a maioria das aplicações.

  • Fontes de luz com um CRI superior a 90 são consideradas luzes de CRI alto.



Existem vários fatores a considerar na hora de escolher a iluminação para sua casa, como os que pode ver aqui e aqui. No entanto, verificar a escala CRI também pode ajudar a garantir que os seus ambientes estão repletos de cores vivas e perfeitas.


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
iluminação portuguesa fabricante nacional tromilux logo