• Tromilux

Cronologia da longa História do LED

Atualizado: 23 de set. de 2021

A história da Iluminação é longa e é fascinante pensar o quanto evoluiu ao longo do tempo para chegar ao ponto em que se encontra hoje. No artigo de hoje vamos analisar a longa cronologia da História do LED, tão fundamental para a Iluminação contemporânea.



1907- Henry Joseph Round, um cientista britânico, descobriu que carboneto de silício combinado com um um pequeno pedaço de arame, iluminava-se se fosse atravessado por corrente. Para além de ter publicado a descoberta, a sua investigação seguiu noutra direção e a descoberta ficou perdida no tempo.


1921- Oleg Lossew fez estudos detalhados sobre díodos emissores de luz durante mais de uma década. No entanto, morreu em 1942 com a sua obra ainda desconhecida. Apenas mais recentemente o seu trabalho com LEDs foi reconhecido.


1935 - Georges Destriau é apelidado do inventor da eletroluminescência e cunhou o termo de 'Luz Lossew' para se referir à luz emitida pelo díodo. Publicou um relatório sobre eletroluminescência depois de observá-la em pós de sulfato de zinco.


1951 - O desenvolvimento do transístor é um grande passo em frente para a física de semicondutores e para os LEDs, já que estes permitiram que a corrente fluísse para criar um díodo.


1961 - James R. Biard e Gary Pittman inventaram acidentalmente o primeiro LED infravermelho, enquanto trabalhavam na Texas Instruments.


1962 - Nick Holonyak, Jr., um engenheiro que trabalhava na General Electric, fez uma descoberta monumental ao desenvolver um LED que emitia uma iluminação visível. Era um LED vermelho. Este foi o primeiro LED no espectro visível e entrou no mercado no mesmo ano. Foi usado pela primeira vez como um indicador luminoso nas forças armadas.


1972 - M. George Craford, o aluno de Holonyak, partindo da investigação do seu mentor, desenvolveu uma luz LED vermelha muito mais brilhante e conseguiu aperfeiçoar a emissão de outra cor, ao criar o primeiro LED a emitir uma luz amarela visível. Os resultados dos novos materiais semicondutores também fez com que os LEDs pudessem agora ser verdes e laranjas.


1972 - Herbert Maruska e Jacques Panvoke, através de várias experiências, criaram o primeiro LED violeta que foi a base para a primeira luz LED azul mais tarde.


1993 - Shuji Nakamura, que trabalhava na Nichia Corporation, foi responsável pela invenção do LED azul. A invenção do LED azul é importante devido ao facto deste poder ser combinado com luz amarela, criando assim a tão desejada luz branca. É considerado um grande avanço na tecnologia da iluminação e o seu trabalho foi reconhecido, inclusive com a atribuição do Prémio Nobel de Física de 2014.


1995 - Atinge-se a primeira conversão de luminescência de luz branca LED, e esta foi lançada como uma luz 2 anos depois.


2006 - É produzido o primeiro LED com 100 lumens por Watt.


Com o aumento da utilização de LEDs, como resultado de várias vantagens que pode conhecer aqui, a história dos LED ainda não terminou. Pelo contrário, novos desenvolvimentos são feitos frequentemente e a tecnologia LED continua a avançar para novas áreas.


Na Tromilux, quase todos os nossos produtos contam com a tecnologia LED. Aceda ao nosso website e conheça todos os nossos produtos!

0 comentário