• Tromilux

Descubra a diferença entre Lúmen e Lux

No artigo de hoje vamos abordar dois conceitos técnicos básicos de iluminação: Lúmen e Lux. Estas unidades de medida são abordadas frequentemente durante um projeto de iluminação, tornando a sua compreensão fundamental.



Lúmen


O lúmen (lm) é uma unidade que determina a quantidade de fluxo luminoso emitido por uma fonte de luz.


Por exemplo, uma vela tem aproximadamente 13 lúmens, enquanto que o Sol emite cerca de 100.000 lm. Ou seja, quanto mais alto for o valor, maior será a intensidade luminosa.


Lux


O lux (lx) determina o fluxo luminoso emitido por uma fonte de luz que incide sobre uma superfície.


Neste caso, tem-se em consideração a área do ambiente em questão, assim como a cor das paredes e a distância/altura a que está colocada a luminária.


Lux = Lúmen/m²




Para que servem estas unidades?


Estas unidades auxiliam a seleção dos equipamentos de iluminação de um espaço, tanto no momento da compra como durante a elaboração dos projetos. Adicionalmente, estes conceitos ajudam a determinar a quantidade de luminárias que deve ser aplicada em cada ambiente, de forma a proporcionar o melhor conforto visual possível.



Agora que já está a par da diferença entre lúmens e lux e a importância destes conceitos na iluminação saiba que na Tromilux temos profissionais especializados em estudos luminotécnicos que lhe podem esclarecer todas as dúvidas que possam surgir.


Tem mais algum conceito de iluminação que não compreende a 100%? Diga-nos nos comentários!

  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
iluminação portuguesa fabricante nacional tromilux logo