• Tromilux

Dicas de iluminação para apartamentos pequenos

Decorar um apartamento pequeno pode ser um desafio e no que diz respeito à Iluminação, fazer a escolha certa é essencial. No artigo desta semana damos 4 dicas para selecionar a iluminação ideal para o seu apartamento mesmo quando o espaço não é muito.


Aproveite a luz natural


Como em qualquer espaço pequeno, a luz natural pode ser bastante limitada. Portanto, é vital aproveitar cada pedacinho de luz natural possível para o ajudar a aclarar a sua casa.


A luz natural fará com que qualquer divisão de um apartamento pequeno pareça mais espaçosa e menos confinada, eliminando sombras que podem fazer com que uma área pareça mais fechada e escura. Para aumentar a luz natural, pode colocar um espelho junto das janelas, o que irá maximizar o efeito da luz natural, refletindo-a e amplificando-a em todo o seu espaço.


Considere o uso de Iluminação de calha


Se tem um apartamento pequeno, então vai querer aproveitar o espaço ao máximo e provavelmente não vai querer ver o pouco espaço que tem entulhado de luminárias. A iluminação de calha tem vindo a aumentar em popularidade e, quando bem feita, pode trazer uma aparência artística e elegante ao espaço.


Utilizar a iluminação de calha de forma estratégica pode ajudá-lo a direcionar a luz para onde ela é necessária, desde um canto com sombras, um armário que pretende destacar, e mesmo tetos e paredes, sem sobrecarregar o seu espaço. A sua flexibilidade em termos de localização e direção são sem dúvida um dos pontos fortes deste género de iluminação.


Se não é fã do look da iluminação de calha, pode optar por luminárias pendentes, que desviem a atenção da própria calha e conferem um design mais elegante e sofisticado.



Adicione spots encastrados


A iluminação encastrada é ideal e utilizada com frequência no design de iluminação de espaços pequenos. Estes produtos são instalados no teto, oferecendo uma aparência simples, ampla e aerodinâmica, fornecendo na mesma a quantidade de luz desejável.


A vantagem da iluminação encastrada é que esta abre espaços e ilumina cantos escuros sem ocupar um espaço adicional, fazendo com que seu apartamento pareça espaçoso e maior.


Atraia o olhar para cima


Se o seu apartamento tem tetos altos, mas não tem muitos metros quadrados, considere a aplicação de iluminação suspensa no teto, para criar um caminho vertical para as pessoas seguirem.


A chave é destacar a altura do apartamento ao invés da largura, fazendo com que seu apartamento pareça maior.


O que achou das nossas dicas?

Diga-nos nos comentários!


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo