• Tromilux

Dicas de Iluminação para quartos de crianças


A iluminação é um elemento tão comum que raramente se pensa no conforto, função, segurança e personalidade que esta traz para os espaços. Como já sabemos, uma iluminação correta faz toda a diferença nas divisões, e os quartos das crianças não são exceção. Se deseja proteger os olhos do seu recém-nascido ou ajudar a "afastar os monstros" do quarto do seu filho, temos algumas dicas de iluminação para o quarto das crianças que vai querer conhecer.



A iluminação de um quarto infantil deve trazer conforto visual para os pais e, ao mesmo tempo, aconchego à criança, de forma a proporcionar um sono adequado e relaxante.


Também é importante que a iluminação se vá adaptando e evoluindo à medida que a criança cresce e as necessidades do espaço evoluem.


Aproveite bem a luz natural


O primeiro passo quando falamos de iluminação de uma divisão é sempre potencializar ao máximo a luz natural. Portanto planeie a disposição do quarto da sua criança considerando a quantidade de luz natural que esta recebe.


É com base neste aspeto que deverá depois definir a quantidade de luz artificial necessária e a sua localização ideal, para obter um espaço aconchegante para pais e filhos.


Opte por peças com iluminação indireta


Durante a decoração do quarto das suas crianças, evite lâmpadas expostas, pois a luz direta pode deixar os bebés desconfortáveis ​​e ansiosos. O ideal será optar uma luz indireta, que é mais suave e ajuda a tornar o ambiente mais quente e convidativo.


Não se esqueça também de considerar o ponto de vista do seu bebé ou criança quando estão deitados no berço ou na sua cama. As luminárias suspensas de teto podem ser desagradáveis para os mais pequenos quando estes estão deitados diretamente por baixo delas. Por isso, inclua as luminárias suspensas noutras zonas do quarto.



Opte por uma luz quente


Os quartos infantis, assim como os quartos e áreas de descanso em geral, devem preferencialmente ter uma iluminação de temperatura de cor branca quente.


Isto porque a luz amarelada produz efeitos de relaxamento e aconchego, o que contribui para melhores noites de sono, tanto para as crianças como para os adultos. No entanto, e visto que a luz branca fria mantém o organismo ativo por mais tempo, é especialmente importante para as crianças descansarem num espaço que promova o seu desaceleramento.


No entanto, no caso de crianças mais crescidas, que têm trabalhos de casa e projetos para realizar, e caso a zona de estudo faça parte do quarto, poderá optar por um candeeiro com luz branca na secretária que promove a produtividade e estimula a atividade cerebral.


Saiba mais sobre como escolher a temperatura de cor ideal para cada divisão aqui.



Opte por uma luz noturna



Uma luz noturna é muito frequentemente essencial no quarto da criança, de forma a tenha iluminação suficiente para visualizar objetos durante a noite, sem nunca atrapalhar o sono.


Estas luzes são particularmente importantes para crianças que têm medo do escuro, pesadelos frequentes ou que acordam várias vezes a meio da noite, contribuindo para que a criança se sinta mais segura.



Crie um ambiente mágico



O quarto dos seus filhos é o espaço ideal para soltar a sua criatividade e a iluminação pode ser um fator chave para o desenvolvimento de um refúgio mágico para as crianças.


Opte por peças de iluminação irreverentes que estimulem a imaginação das suas crianças e que ajudem a criar um ambiente propício aos sonhos e brincadeiras.



O que achou destas dicas? Diga-nos tudo nos comentários!

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo