• Tromilux

Guia para as diferentes temperaturas de cor na Iluminação

Atualizado: Mai 31

Já deu por si com um candeeiro escolhido mas sem saber que temperatura de cor comprar para a lâmpada? Vê na embalagem 3000K, 4000K ou 5000K e fica a perceber o mesmo? Sente-se desconfortável com a temperatura de luz de uma ou mais divisões de sua casa? Se a resposta a estas questões é sim, então este artigo é para si!



Os Graus Kelvin são a unidade de medida utilizada na Iluminação para medir a temperatura da cor de uma lâmpada e é frequentemente representada em K. Quanto mais alta for a classificação Kelvin, mais branca será a luz.


Para além do tipo de lâmpada em si e as suas distintas características, também é fundamental ter a temperatura de cor das luminárias selecionadas em consideração.



Escala Kelvin

Regra geral, para criar um ambiente calmo e relaxante deve optar por temperaturas de cor mais quentes e brancos aconchegantes. Quanto mais quente for a luz, mais convidativo e agradável fica o ambiente. O ideal é usar estas tonalidades na sala de estar, nos quartos e na sala de jantar para o ajudar a relaxar após um longo dia e preparar o seu corpo para o descanso.


Subindo na escala Kelvin, as luzes brancas mais frias são mais utilizadas nas áreas activas da casa, como a cozinha e os quartos de banho. Eles podem iluminar uma área com eficácia, bem como aumentar a produtividade e o foco. Acima dos 6500K está perto da luz do dia e dos tons azulados brilhantes, o que é excelente para um espaço mais comercial ou voltado para tarefas.


Hoje apresentamos-lhe um guia de auxilio durante a escolha da temperatura de cor mais adequada ao efeito ou à aplicação desejados:


2700K – Branco Quente



Temperatura de cor utilizada frequentemente para várias áreas da casa, nomeadamente salas de estar e quartos, onde as pessoas tendem a passar o tempo a relaxar. Esta tonalidade transmite uma sensação íntima, pessoal e aconchegante. Também é ideal para restaurantes e hotéis que pretendem tornar o seu espaço mais convidativo e amigável.


3000K – Branco Suave


A iluminação nesta faixa de temperatura de cor tem uma tonalidade branca suave e tendem a ser mais utilizadas em projetos residenciais, especificamente em casas de banho e cozinhas. Esta temperatura de cor transmite uma sensação de suavidade, calma e calor.


4000K – Branco Neutro


A temperatura de cor branca neutra dá uma sensação de limpeza e foco. E a sua aplicação é ideal para locais onde uma iluminação nítida é necessária, como escritórios, lojas e supermercados. As mercearias tendem a usar luzes com cores de temperatura mais alta em comparação com as lojas de retalho de forma a facilitarem a leitura de rótulos e para que as cores das embalagens se evidenciem aos olhos do consumidor.


5000K – Branco Frio


A iluminação nesta temperatura de cor emitem uma luz branca brilhante e tornam as cores nítidas e vibrantes. Esta temperatura de cor é ideal para utilização em armazéns, campos desportivos e em instalações de saúde como hospitais, dentistas e consultórios médicos, onde é fundamental uma boa visibilidade para que os funcionários realizarem as suas tarefas em segurança e de forma eficiente.



Já conhecia as distinções entre as várias temperaturas de cor na Iluminação? Diga-nos se o nosso guia o ajudou na sua tomada de decisão.


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo