• Tromilux

Iluminação Exterior: Guia para principiantes

Atualizado: Jan 19

Já todos sabemos que a iluminação é absolutamente fundamental na nossa vida e dia-a-dia. Quando nos mudamos de casa é sempre uma prioridade tratar da iluminação interior. No entanto, muito frequentemente, a iluminação exterior acaba por ficar esquecida. Por vezes por falta de disponibilidade ou tempo, mas muitas vezes por insegurança ou falta de informação. Se tem dúvidas sobre os passos a tomar para definir a sua iluminação de exterior, então este artigo é para si!



A iluminação certa pode transformar qualquer espaço num ambiente acolhedor, prático e funcional. No entanto, a iluminação de exterior pode ser especialmente assustadora devido aos fatores extra que têm de ser considerados, nomeadamente no que diz respeito ao Índice de Proteção (IP). Para simplificar todo este processo, elaboramos este guia com 3 passos simples.



Segurança em primeiro lugar


Condições húmidas e eletricidade não combinam muito bem, da mesma forma como condições secas e chamas abertas podem também ter maus resultados. Portanto a segurança deverá ser a primeira preocupação no que diz respeito à definição da sua iluminação exterior. Siga os seguintes passos para não ter qualquer problema:


  • Selecione produtos desenhados especificamente para o exterior.

  • Contrate um profissional para fazer todas as ligações.

  • Tenha cuidado com a localização de velas ou chamas abertas.


O principal aspeto a ter em consideração no que diz respeito à segurança na hora de escolher a iluminação para a sua zona exterior é sem dúvida o IP (Índice de Proteção). Saiba mais sobre o Índice de Proteção e a sua importância aqui.


Iluminação Funcional


A iluminação funcional e de tarefa é igualmente importante em ambientes externos. Particularmente em zonas de refeição cobertas. Nestas zonas o ideal é aplicar uma luminária de teto que forneça iluminação geral durante a preparação dos alimentos.


Da mesma forma, se tem uma área para vasos e plantas, poderá fazer sentido acrescentar iluminação adequada a essa zona, de forma a destacar as suas estimadas plantas.


Por outro lado, se gosta de relaxar na sua varanda enquanto lê um livro ou conversa com convidados nas noites quentes de Verão, então deverá adicionar iluminação nessa zona.


Finalmente, pode e deve adicionar alguma iluminação em pontos estratégicos ao redor da parte exterior de sua casa, como na zona próxima às portas de entrada de sua casa. As luzes inteligentes com sensor de movimento poderão ser especialmente úteis neste género de aplicação. Saiba mais sobre possíveis aplicações de sistemas de iluminação inteligentes aqui.


Aspetos Decorativos


A iluminação das zonas exteriores de sua casa é perfeita para criar um ambiente especial e diferenciado, quem sabe até com uma atmosfera romântica e mágica, o que vai tornar as suas noites ainda mais especiais.


Pode combinar vários elementos distintos como luzes de pavimento, holofotes e grinaldas luminosas para criar diferentes camadas de iluminação no seu espaço.


Adicione charme com lanternas, velas e lâmpadas, que vão dar ao seu ambiente exterior uma atmosfera aconchegante, intimista e convidativa.



As possibilidades são infinitas, basta deixar a sua criatividade fluir. Não se vai arrepender.


Diga-nos o que achou destas dicas nos comentários.


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
iluminação portuguesa fabricante nacional tromilux logo