• Tromilux

Iluminação para escritórios

A iluminação em escritórios é tão ou mais importante como o mobiliário e decoração escolhidos para o espaço. Está provado que a iluminação pode influenciar o nosso bem-estar, humor e produtividade. No entanto, por vezes a planificação de uma iluminação correta e adequada é negligenciada e deixada para segundo plano.




Funcionários relatam com frequência dores de cabeça, tensão na zona dos ombros ou até mesmo cansaço extremo. Tudo isto podem ser sintomas de uma má iluminação, que por sua vez pode ter consequências graves na saúde dos funcionários (saiba mais aqui).


Então, a iluminação do nosso local de trabalho, no qual estamos geralmente 8 horas por dia, merece uma especial atenção no momento da sua planificação e existem alguns fatores que não podem ser ignorados.



Luz natural


Mais uma vez o processo deve começar com a avaliação da receção de luz natural do espaço ao longo do dia.


Um espaço que tenha a vantagem de ter uma exposição solar que permite a entrada de luz natural em abundância durante o dia não irá precisar de uma iluminação artificial tão forte ou concentrada. Pelo contrário, um espaço que tenha poucas janelas ou uma exposição solar a norte vai necessitar de compensar com mais iluminação artificial.




LED: Poupança e qualidade


Se a eficiência energética já é um fator importante na iluminação residêncial, num escritório esta torna-se imprescindível. Especialmente em escritórios de larga escala, com vários pontos de luz, a adoção de lâmpadas eficientes pode traduzir-se numa poupança de centenas de euros mensalmente na conta da eletricidade.


Cada vez mais as lâmpadas incandescentes deixam de fazer sentido, e vão dando lugar aos LED, que têm a vantagem de terem um rendimento superior e um consumo bastante reduzido. Por outro lado, têm também uma maior durabilidade, evitando assim a troca de lâmpadas com tanta frequência. Este fator resulta numa poupança a nível de manutenção.


Para além de ser uma opção um pouco mais dispendiosa inicialmente, este investimento vai garantidamente compensar a longo prazo.



Temperatura de cor


Ao contrário da iluminação residencial, na área empresarial, geralmente não se pretende criar ambientes acolhedores, mas sim uma iluminação que promova a produtividade.


Está cientificamente comprovado que as pessoas trabalham melhor sob luzes mais frias. Deste modo recomenda-se a utilização de uma temperatura de cor neutra como 4000K, um tom de luz branco neutro, que se adapta melhor às funções dos seus funcionários.





Intensidade da luz


Numa zona funcional como um escritório é fundamental ter luz suficiente para que os funcionários possam desempenhar as suas tarefas da melhor forma, sem dores de cabeça ou outros problemas associados à má iluminação.


A intensidade da luz é definida através dos Lux em termos técnicos. Este valor indica a quantidade de luz que recai sobre uma superfície. Regra geral considera-se ideal um mínimo de 300 Lux para uma zona de trabalho de escritório e salas de reunião. Já para zonas mais técnicas, como áreas de desenho, é aconselhado um mínimo de 500 Lux.


Ao escolher a intensidade de luz correta assegura que os seus funcionários trabalham de forma confortável, sem esforçar os seus olhos em demasia e sem lhes provocar dores de cabeça.




Sistemas de regulação inteligentes


Os sistemas de regulação de iluminação inteligentes são bastante interessantes e úteis, em particular para escritórios, pois ajudam a poupar energia e dinheiro.


Estes sistemas detetam as alterações da luz do dia e a presença humana de modo a ativar as luminárias, o que pode resultar numa poupança significativa na fatura da eletricidade ao final do mês. Estes sistemas são especialmente vantajosos para escritórios com bastantes secretárias e salas.


Atualmente estes sistemas estão adaptados aos dispositivos moveis, como tablets ou smartphones, tornando o seu controlo ainda mais simplificado.




Os escritórios são um ambiente de trabalho no qual passamos uma grande percentagem do nosso dia. É portanto fundamental planear este espaço com atenção ao detalhe, de forma a providenciar um ambiente criativo e produtivo, mas também saudável e confortável, para que todos possam desempenhar as suas funções da melhor forma.


Tem um projeto para a iluminação de um escritório e não sabe por onde começar? Envie-nos a planta cotada (preferencialmente em ficheiro dwg) e os nossos profissionais qualificados tratam do resto!


Inspire-se nas fotos de alguns projetos de iluminação de escritórios com iluminação Tromilux aqui.


Encontre aqui o nosso artigo sobre os efeitos prejudiciais de uma má iluminação no trabalho.


Gostou das dicas deste artigo?

Quais são para si os aspetos mais importantes da iluminação de escritórios?


Diga-nos tudo nos comentários!


  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
iluminação portuguesa fabricante nacional tromilux logo