• Tromilux

IP: O que é e qual a sua importância na Iluminação?

O Índice de Proteção (IP) é um aspeto importante a considerar na altura de escolher as luminárias mais adequadas para o seu espaço, especialmente quando se trata de casas de banho ou zonas exteriores. Saiba como interpretar o valor do índice de proteção e qual se adequa às suas necessidades no artigo de hoje.


O Índice de Proteção, ou em abreviado IP, indica o grau de proteção de determinado objeto, nomeadamente em relação ao impacto de objetos sólidos e ao contacto com líquidos. Em resumo, o IP define o grau de proteção e impermeabilização de um candeeiro, foco, projetor, etc. face à sujidade e humidade.


Trata-se de um padrão internacional, definido pela norma IEC 60529.


O grau de proteção é sempre indicado através de dois dígitos. O primeiro é indicativo da proteção contra a entrada de agentes sólidos externos, enquanto o segundo indica a resistência à água.



Geralmente, estabelece-se que quanto maior for o grau de IP, mais protegido estará o equipamento de iluminação. Deste modo, o menor grau de proteção possível será IP00 e o maior IP68.


Podemos dizer que produtos com grau de IP20, IP25 ou IP33 são adequados para instalações de interior. Enquanto que os produtos com IP44, IP54 ou IP65 são produtos adequados para instalações exteriores. Adicionalmente, produtos com IP68 são totalmente submersíveis, e por isso ideais para piscinas.




Como indicamos previamente, o índice de proteção é particularmente significativo durante a escolha da iluminação de casas de banho e de zonas exteriores. Um dispositivo elétrico que não seja adequado pode deixar de funcionar ou funcionar incorretamente, o que lhe poderá trazer problemas e transtornos desnecessários.



Numa casa de banho, as luminárias selecionadas têm de ser adequadas para uma zona com humidade, algo inerente a estas divisões. Portanto a escolha de aparelhos com um IP adequado é fundamental para o bom funcionamento da divisão.


Normalmente opta-se por um produto com um IP médio, como no mínimo um IP44, para as zonas gerais da casa de banho e um produto com um IP elevado, como o IP68, para a zona da banheira ou chuveiro, que naturalmente está exposta a água.


Numa zona exterior, a seleção de uma iluminação adequada, com o grau de proteção ajustado, que proteja a luminária das intempéries e da humidade do exterior, é um dos aspetos mais importantes durante o planeamento da iluminação.


Nas zonas térreas, é recomendado que as luminárias de muro tenham no mínimo um IP44, enquanto que luminárias de solo deverão ter no mínimo um IP65. Já no que diz respeito a espaços com piscina, um IP67 é recomendado para luminárias de piso e um IP68 é um requisito obrigatório para as luminárias submergidas no interior da piscina.



Já conhecia o índice de proteção das luminárias?

Tem dúvidas sobre qual o IP é adequado para o seu espaço? Diga-nos tudo nos comentários ou entre em contacto connosco!

  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
iluminação portuguesa fabricante nacional tromilux logo