• Tromilux

Lux: O que é e qual a sua importância?

O domínio dos vários conceitos técnicos da área da iluminação é fundamental para a compreensão do que necessita para desenvolver uma iluminação adequada ao seu espaço. E o Lux é sem dúvida uma das terminologias técnicas mais frequentes e importantes da nossa indústria. Saiba mais sobre este conceito no artigo de hoje.




O Lux (lx) é a unidade de iluminância. Corresponde à incidência perpendicular de 1 lúmen em uma superfície de 1 metro quadrado. 1 lux é igual a 1 lúmen por metro quadrado.


Na luminotécnia, é usado como uma medida da intensidade da luz que reflete ou atravessa uma superfície, conforme esta é percebida pelo olho humano.


A luminância pode variar com consoante a intensidade luminosa, a área de superfície, o ângulo de abertura de fonte de luz e a reflexão da superfície.


Por exemplo a mesma luminária a incidir sobre dois objectos com a mesma área de superfície mas com cores diferentes terão iluminâncias diferentes. Neste caso, a superfície mais clara terá um valor de iluminância superior.


Ficou esclarecido ou ainda tem dúvidas?

Diga-nos tudo nos comentários!



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo