• Tromilux

Luzes de Emergência: Porque são importantes?

Quer entre num escritório, numa loja, numa sala de cinema, num restaurante ou qualquer espaço comercial, certamente deve ter notado os sistemas de iluminação de emergência muito visíveis e óbvios ao redor das saídas desse edifício. Mas será que sabe a sua verdadeira importância?



Atualmente, é absolutamente fundamental, e muitas vezes obrigatório, que os espaços estejam preparados em caso de uma falha de energia. Assim como os cintos de segurança e os airbags do seu carro devem funcionar corretamente em caso de acidente, o mesmo deve acontecer com a iluminação de emergência, durante um incêndio, falha de energia ou outro qualquer desastre.


O que é uma Luz de emergência?


Uma luz de emergência é um dispositivo de iluminação de corrente contínua com uma bateria que liga automaticamente quando a fonte de alimentação energética primária falha num edifício ou num espaço. Geralmente é colocada na saída de emergência para fornecer um guia para um caminho livre durante uma evacuação.


Como funciona uma Luz de emergência?


Quando em caso de emergência, como um incêndio ou terremoto, ocorrer uma queda de energia, a iluminação de emergência ativará imediatamente a sua bateria, de forma a fornecer uma luz de emergência por até 3 horas. Este período de tempo é considerado suficiente para garantir a segurança de todas as pessoas dentro do edifício. Assim que a alimentação normal for restituída, as luzes de emergência serão recarregadas, até que estejam prontas para serem utilizadas novamente.


São geralmente colocadas acima dos sinais de saída, próximas dos equipamentos de segurança contra incêndio, junto de portas de saída ou rotas de fuga, e em escadas.


Por que é tão importante a Iluminação de emergência?


As luzes de emergência são essenciais para fornecer uma segurança eficaz em caso de falha de corrente, normalmente provocados por situações de emergência. Se não tivermos uma visão adequada durante emergências, podemos sofrer ferimentos graves e bloquear a área de evacuação. É por este motivo que a iluminação de emergência é tão importante, pois ilumina o caminho de evacuação, facilitando a mesma, e evita obstáculos e possíveis lesões.



A Tromilux tem várias opções de aparelhos de emergência, como as referências 5032, 5045, 5049, 5046 e 5047, ideais para proteger os seus espaços em caso de emergência.




Já conhecia a importância das luzes de emergência?

Diga-nos o que achou!

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo