• Tromilux

O que é uma Fotometria e para que serve na Iluminação?

Atualizado: Set 29

Talvez já tenha ouvido falar em fotómetro ou fotometria na fotografia, mas sabia que este conceito também é uma ferramenta importante na Iluminação?



O que é?


A fotometria refere-se à curva de distribuição da intensidade luminosa, que nos mostra como a luz proveniente de uma fonte luminosa é distribuída em diversas direções do espaço. Ou seja, a curva fotométrica mostra a distribuição luminosa das luminárias.


Para que serve?


Através desta ferramenta podemos especificar as peças corretas para cada projeto de iluminação e alcançar o melhor custo-benefício para o cliente.


A quantidade e a qualidade da iluminação é tão importante como o aspecto estético das peças, pois um ambiente com uma iluminação inadequada pode levar a um consumo desnecessário ou a uma distribuição de luz pouco funcional.


Deste modo, compreender o que é uma fotometria é fundamental para ter acesso a informações como o fluxo luminoso e a intensidade de luz de uma luminária.


Como funciona?


A curva mostra, graficamente, o comportamento de uma fonte de luz e permite a medição do fluxo luminoso, tanto da fonte de luz quanto da luminária em si.


Durante a seleção dos produtos a serem aplicados, é comum o fabricante disponibilizar as curvas fotométricas que permitam informar sobre o desempenho do equipamento. A Tromilux possui o seu próprio foto goniómetro, possibilitando o fornecimento de fotometrias das suas referências aos seus clientes.



Quer saber mais sobre como aplicar uma fotometria no seu projeto?

Na Tromilux, para além de termos o nosso próprio fotogoniómetro, temos profissionais especializados que o poderão ajudar no seu projeto. Entre em contacto connosco aqui!


  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
iluminação portuguesa fabricante nacional tromilux logo