• Tromilux

Qual é a importância do Estudo Luminotécnico?

Nas semanas anteriores falamos sobre as fotometrias e o foto goniómetro, e da sua importância na área da Iluminação. Esta semana, vamos abordar os estudos luminotécnicos. O estudo luminotécnico é a arma secreta para elevar o seu projeto a outro nível. Saiba mais sobre a importância destes estudos no planeamento de uma iluminação eficiente e adequada ao seu espaço no artigo de hoje!



Já ouviu alguém a queixar-se que a sua casa de banho tem pouca luz ou que a iluminação da cozinha lhe dá dores de cabeça por ser tão forte? Certamente que sim. Mas sabia que esses problemas poderiam ter sido facilmente evitados caso tivesse sido feito um estudo de iluminação especificamente para esses espaços?


O estudo luminotécnico visa calcular a quantidade necessária de luz artificial para um ambiente, de modo a adaptá-lo às necessidades do utilizador, ajudando-o a economizar através da eliminação de desperdícios.


Na Tromilux temos profissionais especializados na elaboração de estudos luminotécnicos para os seus projetos e no artigo de hoje explicamos um pouco melhor algumas das principais vantagens destes estudos.



  • Selecionar as soluções mais eficientes em termos energéticos e monetários

O estudo de iluminação é uma boa ferramenta para garantir que a iluminação do seu espaço é eficiente. É feita uma análise da rentabilidade do sistema de iluminação escolhido através da avaliação da eficiência energética e a vida útil das lâmpadas, sempre de forma a garantir que o cliente obtém a melhor solução em termos de custo-benefício. Não só em termos monetários, mas também no que diz respeito à poupança energética.


  • Definir a quantidade de luz e de luminárias necessárias para cada espaço


A escolha da quantidade correta de iluminação a ser utilizada num ambiente é de extrema importância, uma vez que iluminação a mais pode originar gastos extras em energia e iluminação a menos pode causar desconforto devido a uma insuficiência de iluminação.


Através da análise dos objetivos de iluminação para o espaço em questão e dos efeitos que o cliente pretende obter, é possível selecionar a solução mais adequada através do cálculo da quantidade de lâmpadas necessárias para satisfazer as necessidades de forma eficiente.



  • Posicionar as luminárias de forma correta, para um melhor aproveitamento de luz


Durante o estudo, o tipo de iluminação pretendido e o layout do espaço e do mobiliário são indispensavelmente considerados, de forma a posicionar as luminárias da melhor forma, tendo sempre em conta as atividades que serão realizadas no ambiente em questão.

  


  • Personalizar ambientes de acordo com as necessidades do cliente


Cada espaço tem uma função, mas cada cliente tem as suas próprias especificações e necessidades para esse mesmo espaço, que podem variar bastante. Por exemplo, uma pessoa que não tenha o hábito de cozinhar poderá querer optar por uma iluminação mais intimista por não necessitar de uma cozinha tão bem iluminada como alguém que a vai utilizar diariamente.


O estudo de iluminação permite personalizar e adaptar o espaço às suas necessidades reais.



  • Criar diferentes cenários para o mesmo ambiente


Quem não gosta de ter várias opções por onde escolher? Os estudos de iluminação permitem a simulação de várias opções igualmente eficientes, por onde o cliente pode escolher.


Desta forma, o cliente poderá optar pela versão que se enquadra melhor no seu gosto pessoal, estilo de vida e no ambiente em que vai ser inserido.


  • Maior flexibilidade para fazer alterações


Já nos aconteceu a todos idealizar um projeto na nossa cabeça e quando o vemos executado, ficámos desiludidos com o resultado. Este género de situações para além de frustantes, originam alterações de última hora, que normalmente são bastante dispendiosas.


Com um projeto luminotécnico, é possível ter uma noção do resultado final e assim conseguir verificar se esse aspeto é o que pretende para o seu espaço ou não.


Caso não goste da forma de alguma luminária, ou ache que a sua intensidade não é a mais adequada, ou até que aos níveis de iluminação não estão corretos, pode solicitar uma alteração ao projeto e assim evitar as temidas alterações quando a obra já estiver concluída.



Agora que já conhece as várias vantagens dos estudos de iluminação e a sua importância, saiba que a Tromilux está disponível para o ajudar no seu projeto. Com o acompanhamento especializado da nossa equipa, a iluminação do seu projeto será, certamente, um sucesso!


Ou caso pretenda fazer o seu próprio estudo, saiba que a Tromilux disponibiliza ficheiros fotométricos, para que possam ser aplicados por si ao seu projeto. Saiba mais sobre as fotometrias aqui.


Contacte-nos!


  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
iluminação portuguesa fabricante nacional tromilux logo