• Tromilux

Sabia que Iluminação Artificial pode ajudar as suas plantas a crescer?

Plantas são das decorações de interiores mais populares. Bonitas e em constante evolução, plantas têm a capacidade de acrescentar vida e um pouco de natureza ao nosso espaço. No entanto, o local ideal para uma planta a nível de decoração, pode não ser o local ideal para o crescimento dessa mesma planta. A falta de luz adequada é um fator comum que limita o crescimento das plantas em muitas áreas das nossas casas. A adição de iluminação artificial é uma maneira fácil de fornecer luz suficiente, em caso de luz natural insuficiente.



Como todos sabemos, plantas necessitam de luz para sobreviver e prosperar, através da fotossíntese. As plantas que crescem ao ar livre, em estufas ou perto de janelas são expostas à luz do sol. Em ambientes onde as plantas recebem pouca ou nenhuma luz natural, luz adicional de fontes artificiais deve ser fornecida para o crescimento adequado da planta.

Se trabalha num escritório sem janelas, ou se não tem janelas no seu quarto, é provável que a sua única fonte de luz seja artificial. A falta de exposição à luz solar podem ser prejudiciais para os humanos, mas também para as plantas. No entanto, existem várias plantas que prosperam com luz artificial.



As plantas são seres muito adaptáveis, sendo que muitos espécimes sobrevivem vigorosamente em espaços sem luz. E a verdade é que não precisa de trabalhar numa cave ou num armazém para experienciar condições com pouca luz. Muitas casas têm problemas de iluminação devido à localização das divisões ou a sombras de árvores no exterior.


No caso de recorrer à iluminação artificial para iluminar as suas plantas, recomenda-se o uso de dois tipos de lâmpadas: fluorescentes e LED. No entanto, a tecnologia LED é mais utilizada por ser mais económica e por emitir pouco calor, ou seja, não corre o risco de queimar as folhas das suas plantas.


Adicionalmente, também é importante pensar nas cores da luz, já que cada tonalidade de iluminação terá um efeito diferente sobre as plantas. Uma lâmpada azul será responsável pelo crescimento da folhagem, ou seja, a planta terá uma folhagem bastante verde mas será baixa. Uma luz vermelha será responsável pelo crescimento dos talos, ou seja, a planta fica comprida mas com a folhagem mais pequena. Já as luzes brancas amareladas, desempenham ambos os papéis anteriores, promovendo o crescimento da folhagem e dos talos simultaneamente. Além disso, esse tipo de cor é mais próxima da luz do sol, pelo que é a cor mais recomendada.


No entanto alertamos que se trata de um processo complexo e que terá de fazer uma pesquisa cuidada sobre o tema antes de avançar, para evitar que as suas plantas sofram.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo