• Tromilux

Teletrabalho: Dicas para a iluminação ideal em casa

A pandemia provocada pelo vírus do Covid-19 apanhou o mundo de surpresa no início deste ano, deixando milhões de pessoas em casa.




De repente vimos toda a nossa rotina e normalidade a desaparecer e tivemos de rapidamente nos adaptar à nova realidade destes tempos. O mundo do trabalho não foi exceção e foi muito afetado, com milhares de pessoas a perderem os seus empregos e outras tantas a terem de, pela primeira vez, trabalhar a partir de casa.


Para além de parecer um conceito simples, o teletrabalho exige uma área bem definida e adequada ao trabalho, que assegure todas as condições para o desempenho das diversas funções inerentes ao seu cargo.


Em muitas casas existe já uma zona designada para o efeito, o escritório, que pode ser usado para trabalhar por casa durante estes dias.



No entanto, uma grande parte das pessoas não têm um espaço definido ou criado com o propósito de trabalhar em casa. Contudo, através de uma organização cuidada é possível adaptar o seu espaço da melhor forma para poder conciliar a sua decoração existente com as exigências de um local de trabalho e produtividade.


Um computador e o acesso à internet são os requisitos básicos, mas a iluminação desempenha também um papel fundamental na criação de um espaço adequado ao trabalho, à concentração, à criatividade e ao foco.


Certamente não será necessário trocar toda a iluminação da sua casa. Deve principalmente focar-se na definição da sua nova zona de trabalho e dar uma especial atenção à sua nova superfície de trabalho.


Apresentamos aqui algumas dicas que podem ajudar a organizar esta tarefa:



Iluminação geral


No caso da iluminação geral, que certamente já tem aplicada em casa, bastará certificar-se que esta fornece uma iluminação homogénea e bem distribuída pelo seu espaço.


Esta é a primeira “camada” de iluminação e é muito importante para o funcionamento da divisão, mesmo antes do teletrabalho.



Iluminação de área


A iluminação de área é responsável pela iluminação que procura providenciar luz na área específica onde vai trabalhar, como uma mesa ou secretária.


Esta iluminação pode ser obtida através de uma luminária suspensa posicionada diretamente sobre a mesa, por exemplo.


Normalmente também se tratará de uma iluminação já existente. Caso contrário, será certamente uma boa aposta.


Escritório Sabrab em Lisboa

Iluminação pontual


A iluminação pontual é realmente o que poderá alterar ou adicionar para tornar o seu novo espaço de trabalho mais funcional. Este género de iluminação ajuda a captar a atenção para um local mais específico, como o teclado do seu computador por exemplo.


Poderá optar por candeeiros de mesa ou de secretária, que fornecem uma maior flexibilidade de movimento, para o ajudar a trabalhar nas melhores condições.




Uma iluminação bem planeada é algo já bem estabelecido durante o design dos escritórios e espaços de trabalho. No entanto, a iluminação da nossa casa poderá não ter sido idealizada com o intuito de providenciar um ambiente apropriado para o desempenho de funções laborais.


No entanto, já como já sabemos os riscos associados a uma fraca iluminação nos locais de trabalho são extensos e potencialmente graves. Portanto poderá ser necessário fazer algumas pequenas alterações ao seu esquema de luz existente, em prole do seu bem-estar e da sua saúde.



Esperamos que este artigo tenha ajudado nesta fase de adaptação.


Está em teletrabalho ou já regressou ao escritório? Teve dificuldade em adaptar os espaços de sua casa ao trabalho em casa?


Conte-nos tudo nos comentários!



  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
iluminação portuguesa fabricante nacional tromilux logo