• Tromilux

UGR: O que é e qual a sua importância?

Atualizado: 23 de set. de 2021

UGR é um termo de extrema importância na Iluminação. No entanto, muitas pessoas não sabem do que se trata. Alguma vez olhou para uma fonte de iluminação, como um candeeiro, e sentiu um desconforto visual, como se ficasse encandeado? Então essa fonte de iluminação tinha um UGR demasiado elevado. No artigo de hoje vamos explicar todos os detalhes sobre o UGR e porque é tão importante na hora de selecionar a sua iluminação.




A sigla UGR significa Unified Glare Rating, o que em português pode ser traduzido como Índice de Ofuscamento Unificado. A classificação UGR ajuda a determinar a probabilidade de uma luminária causar desconforto visual às pessoas.


O ofuscamento é a sensação visual produzida por áreas brilhantes dentro do campo de visão. E é importante limitá-lo, pois pode causar fadiga visual, erros e até mesmo acidentes.


O ofuscamento pode ser classificado como desconfortável, debilitante ou refletido. O ofuscamento desconfortável geralmente surge diretamente de luminárias brilhantes ou janelas no interior de locais de trabalho. O ofuscamento debilitante é mais comum na iluminação externa, mas também pode ocorrer em iluminação pontual ou fontes brilhantes intensas, tais como uma janela num espaço relativamente pouco iluminado. Já o ofuscamento refletido é causado por reflexos em superfícies.


Considera-se que quanto menor for o valor, menor é o desconforto ou ofuscamento que o utilizador sentirá com a iluminação em questão.

Para controlar o ofuscamento, a Comissão Internacional especifica os valores máximos permitidos para os diversos tipos de aplicações. De forma geral, o UGR ideal para as variadas zonas é o seguinte:

  • Zonas para desenho técnico UGR <16

  • Escritórios UGR <19

  • Áreas de recepção UGR <22

  • Arquivos, escadas e elevadores UGR <25

  • Corredores e locais de passagem UGR <28


É importante ter esta informação em conta na hora de selecionar a sua iluminação, de acordo com a divisão de que se trata.



Ainda tem dúvidas sobre o UGR? Diga-nos nos comentários ou contacte-nos!

0 comentário