• Tromilux

Watt vs Lumen

Atualizado: 23 de set. de 2021


Watts e Lumens são unidades de medida distintas, mas igualmente importantes na Iluminação. No entanto, por vezes surge alguma confusão entre estes dois conceitos. No artigo de hoje vamos explicar a diferença, para que nunca mais os confunda.



Durante anos, saber a potência de uma lâmpada ou luminária era suficiente para compreender o fluxo luminoso da mesma. No entanto, mais recentemente e com as constantes melhorias de rendimento das fontes de luz, esse processo já não é assim tão simples. De facto, a tendência do mercado é para a criação de produtos cada vez mais eficientes, com altos rendimentos e baixo consumo de energia.


Com fontes de luz incandescente tradicionais, normalmente, quanto maior a potência, mais forte seria o fluxo luminoso. No entanto, com lâmpadas de baixo consumo, como a tecnologia LED, é um pouco diferente porque não existe uma regra específica para correlacionar a potência com o fluxo luminoso.


Pois atualmente é necessário considerar tanto os Watts como os Lumens para determinar a eficiência energética de uma lâmpada. Deste modo, é importante compreender bem a diferença entre Watt e Lumen, na hora de selecionar a iluminação para o seu espaço, de forma a evitar surpresas no resultado final.


Watt


O Watt (w) é a unidade de medida que determina o consumo de energia de uma fonte de luz.


Lumen


O lúmen (lm) é a unidade que determina a quantidade de fluxo luminoso emitido por uma fonte de luz.



Assim sendo, os Watts correspondem ao consumo energético da luminária e os Lumens correspondem ao fluxo luminoso dessa mesma luminária. O objetivo deverá sempre obter o fluxo luminoso necessário através da menor potência (consumo) possível.



Diga-nos o que achou! Já conhecia a diferença entre estas unidades de medida?

Se ainda tiver dúvidas, contacte-nos!


0 comentário